Depiladora Profissional: Fazer curso ou aprender sozinha?

18:44


  Muitas pessoas aprendem ofícios sozinhas, de maneira auto-didata, o que na maioria das vezes é útil, prático e muito válido. Por exemplo, é o caso de pessoas que aprendem a fazer trufas para vender, corte e costura, cartões de visita, bijuterias, entre outros. A diferença entre estas atividades citadas e a Depilação, é que elas não tratam o público diretamente e principalmente de forma tão íntima. Engana-se quem acredita ser dispensável realizar um curso para aprender a depilar. Um curso de depilação envolve muito mais do que a aplicação da cera.

  A Depiladora é uma profissional que atenderá diversos tipos de pessoas, de forma particular, seja para serviços que envolvam apenas as axilas ou áreas íntimas e para isto, é importante que ela domine muito além das técnicas para execução final do serviço. Existe toda uma psicologia por trás do biombo que guarda a maca da Depiladora, termos como "Nunca depilei com uma estranha", "Estou com vergonha", "Eu tiro a calcinha ou você tira?", "É a primeira vez que faço uma 'coisa dessas'", "Como é a depilação no ânus?", costumam serem ouvidos e precisam de um tratamento ético e confortável, para que os clientes não sintam-se constrangidos de nenhuma forma.

  É muito comum, embora que errado, nos depararmos com salões de beleza em que a cabeleireira realiza depilação à cera em suas clientes, sem ter tido qualquer preparação profissionalizante. Vamos pensar no seguinte caso: A mesma cabeleireira, percebe que o público interessado em Depilação cresceu em seu salão e decidiu aprender, de alguma forma prática e rápida este ofício. Pesquisou vídeos, leu diversas matérias, apostilas e começou as atividades no seu salão. Sim, é muito comum isso acontecer.

  Mas o que há de errado em ser a cabeleireira, sem capacitação profissional de Depiladora, a depilar seu cliente? Ora, não haveria nada de mais, desde que ela possuísse conhecimentos técnicos para tal, pois uma depiladora profissional sabe que não é apenas pedir ao cliente para se deitar e iniciar a extração de pelos. A depiladora conhece tipos de pele, ceras, formas de aplicação dos produtos, natureza dos pelos, crescimento dos pelos, escurecimento da pele, recomendações básicas pós-depilação, em quais partes pode-se depilar ou não, irritações da pele, noções de patologias da pele, contra-indicações, preparação da pele para receber a cera, métodos de depilação, ficha de anamnese por completo, noções de biossegurança, técnicas de depilação adequadas de acordo com a parte a ser depilada, uma depiladora profissional sabe a diferença entre Epilação e Depilação. Uma pessoa sem esses conhecimentos pode até lesionar a pele de um cliente, tendo consequências desagradáveis.

 Um curso na área, te permitirá a troca de experiências, conhecimento de diversos tipos de pelos, clientes e ali será aceitável errar, pois estará em processo de aprendizagem. Você aprenderá a atender o cliente com ética, cuidado, profissionalismo e seriedade, ele nunca te olhará de maneira simples e sim como A Profissional em que ele confia e independente dos seus preços, ele procurará apenas os seus serviços.

   Milena Sales.


 É depiladora ou faz curso e ainda não possui ficha de Anamnese? BAIXE GRÁTIS no Blog!

 Curso de Depilação à Cera no RJ? Entre em contato!

You Might Also Like

0 comentários

Quem sou eu

Minha foto
Esteticista, Terapeuta e Graduanda em Biomedicina. Apaixonada por Jesus, livros, estética, ciências, músicas e fotografias. Nascida no RJ e amante da cidade Maravilhosa. Este blog é para compartilhar informações sobre Beleza e Saúde.

Curta no Facebook

Entre em Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Insta da Mi

Subscribe